Parte da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina participou no último dia 26, de uma oficina oferecida pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), ligados à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – a oficina “Conservação Preventiva de Material Bibliográfico”.
Destinada aos profissionais da área de museológia e cultural, a atividade aconteceu gratuitamente no Centro Cultural Matarazzo. O programa abordou métodos de conservação preventiva de materiais bibliográficos como: manuseio, acondicionamento, higienização dos materiais e avaliação dos processos de deterioração, além de conteúdo histórico sobre a origem e usos de suportes para escrita.
A ação foi ministrada por Cristina Pereira Araújo, bibliotecária no Museu da Imagem e do Som de São Paulo desde 2009. Participaram da atividade, representando Adamantina, a bibliotecária Jurema Citeli e o arquivista João Tairone.
SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS – O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista.
Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas.
O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais.
É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br
MIS-SP – O Museu da Imagem e do Som foi criado em 29 de maio de 1970, já vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
O MIS, gerenciado por uma parceria público-privada entre a Organização Social de Cultura Paço das Artes e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, tem sua atuação baseada em áreas pensadas para agir de forma coordenada e complementar.
Em 2011, por meio de um novo planejamento, o museu passou a ser um espaço de encontro para a população paulista, onde a pluralidade na programação artística e a efervescência cultural prevalecem. Para saber mais acesse: www.mis-sp.org.br