Com a proposta de capacitar e treinar os servidores públicos, o Corpo de Bombeiros de Dracena promoveu na manhã de quarta-feira, 1º, treinamento de brigada de incêndio e envolveu estudos teóricos e atividades práticas sobre prevenção e combate a princípio de incêndio e de primeiros socorros. O objetivo é capacitar os servidores a atuar na prevenção e agir em situações de emergência e urgência.
O sargento Clausio Marcel da Silva, do Corpo de Bombeiros, falou sobre os procedimentos que devem ser tomados pelo grupo no caso de um princípio de incêndio e como os servidores podem auxiliar os bombeiros nessa situação. “O treinamento de brigada de incêndio é fundamental para que as pessoas estejam preparadas caso aconteça alguma situação de emergência, como um curto-circuito ou princípio de incêndio. Além disso, é importante trabalhar o lado preventivo, justamente para evitar esses problemas”, pontua o instrutor.
Durante o treinamento, foram abordados temas como classes de incêndio, métodos de extinção do incêndio, formas de propagação do calor, tipos de extintores e agentes extintores, formas de extinção do fogo, avaliação de vítimas, além de instruções gerais em casos de emergências e outras recomendações. Além da teoria, os funcionários também foram preparados com a prática, sendo que tiveram a oportunidade de manusear mangueiras de incêndio, extintores e alarme de incêndio.
O treinamento é uma das exigências para a renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros na Câmara, uma vez que pela ocupação do prédio o documento deve ser renovado anualmente.
“Este treinamento é muito importante porque a Câmara é um local público. Então, é fundamental que os funcionários de todos os setores estejam preparados para agir diante de qualquer problema que venha a ocorrer”, descreve o presidente da Câmara Francisco Rossi (PR) .
Segundo a Instrução Técnica n.° 17 – do Decreto Estadual 56.819 de 2011, todas as empresas e prédios públicos legalmente constituídas devem estabelecer equipes de seguranças, as chamadas Brigadas de Incêndio. No caso da Câmara Municipal, 10 funcionários integram o grupo brigadista. (Com informações da Câmara Municipal de Dracena).