Certamente a queda no consumo é efeito da inflação. A ‘sobra’ no orçamento familiar está cada vez mais difícil para consumo de supérfluos e atividades de lazer. O receio com o atual cenário econômico faz com que os consumidores acabem poupando algum dinheiro, ao invés de gastá-lo, como vinha ocorrendo.
E para não estourar o orçamento, os consumidores estão fazendo substituições na hora de montar o cardápio da família. “A carne bovina deu lugar ao frango e ao porco e a procura por carnes nobres está escassa desde o início do ano”, conta Jeferson Masson Pessoa, sócio-proprietário de um supermercado na cidade.
Além da preferência por carnes de segunda, o supermercado registrou aumento de aproximadamente 15% na venda de produtos básicos, como arroz, feijão, açúcar e macarrão. Pessoa explica que as famílias estão optando por refeições mais comuns e deixando os pratos mais requintados de lado, pelo menos por enquanto.
E não foi somente o setor alimentício que notou as substituições do consumidor. Na linha de perfumaria e higiene pessoal, os clientes atualmente optam por embalagens econômicas e produtos em ofertas que possuem uma qualidade inferior, mas faz toda a diferença na hora de passar no caixa.
O gerente de supermercado, Olair Mantovanelli, disse não ter percebido uma retração no consumo, mas confirmou uma queda nas vendas no primeiro trimestre do ano. Segundo ele, as vendas da Páscoa foram muito boas e acredita que nos próximos meses o consumo tende a aumentar.