O número dos casos de dengue em Flórida Paulista tem preocupado não só a população e poder público municipal. O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça decidiu abrir inquérito civil para apurar as medidas que a Prefeitura tem tomado com relação ao combate à dengue.
Desde o início do ano o município tem registrado casos da doença que tem aumentado a cada semana. Segundo o promotor de justiça, Samuel Camacho Castanheira, a informação chegou até a promotoria, que decidiu abrir o inquérito para acompanhar as ações realizadas pela Administração Municipal através da Secretaria de Saúde.
Samuel explica que foi solicitado todas as medidas que vem sendo tomadas e a Prefeitura encaminhou todo o cronograma de ações como pulverização, arrastões, entre outras medidas.
A Prefeitura apontou, ainda, que enfrenta dificuldades quando há resistência de algumas pessoas em deixar as agentes comunitárias entrarem nas casas para inspeção dos quintais. “Para esses casos, a orientação dada, segundo Castanheira, é da Prefeitura ingressar com uma ação judicial”, disse. Ele ainda complementa que se for necessário, a Polícia Militar pode ser acionada a intervir. O promotor de justiça alertou que o morador que impedir a ação dos agentes de saúde pode responder criminalmente.
De acordo com Castanheira o acompanhamento da promotoria deve ser durante toda campanha. A ideia é verificar se as medidas tomadas pelo poder público estão de acordo e também orientá-los sobre a questão.