Ontem, a 48 horas de nova manifestação nacional de protesto contra o governo federal e em defesa da Petrobras, os grandes órgãos de imprensa do país, nas edições impressas e na internet, não estampavam notícias sobre os atos programados por dezenas de entidades. Em compensação, ainda repercutiam fatos ligados às personagens do BBB (tevê Globo) e sobre as rodadas decisivas dos insossos e deficitários campeonatos estaduais de São Paulo e do Rio.

Prioridades do ato de protesto
Segunda-feira, ao participar do programa ‘Roda Viva’ da tevê Cultura, o engenheiro Rogério Chequer, porta-voz do grupo ‘Vem pra rua’, declarou que o ato de amanhã, nas ruas da capital, pedirá a diminuição dos ministérios, hoje em 39, à metade; abertura e transparência dos financiamentos realizados pelo BNDES, nos últimos 4 anos; e pedido de retirada do ministro Dias Toffoli da turma/patota que vai julgar o processo dos escândalos ligados à Petrobras.

Engrossando a lista
Assinante desta folha, ao tomar ciência dos temas do protesto de amanhã, disse que acrescentaria mais três itens às reivindicações: que sejam eliminados funcionários públicos comissionados e que as futuras nomeações se deem por concurso público; que as eleições sejam transparentes, de acordo com a legislação vigente – ou seja – que haja acompanhamento de fiscais; e que a proposta do falecido deputado Clodovil Hernandes, de redução do quantitativo de deputados federais pela metade, seja discutida e aprovada pelo Congresso Nacional.

Mestres paralisados
Por ocasião do fechamento da coluna, os professores da rede estadual de ensino estavam diante do Palácio dos Bandeirantes, situado no aristocrático bairro do Morumbi. Os docentes realizavam assembleia geral, para discutir os rumos da greve. Às 16 horas, a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha, disse que ouviu do governo do estado pedido para que a categoria suspendesse a greve, mas afirmou ao microfone que não havia como voltar enquanto não fossem atendidas as reivindicações, o reajuste salarial, o desmembramento das salas e a redução da jornada de trabalho.

Nem tudo são rosas
O dracenense Silas José, prefeito de Água Clara (Mato Grosso do Sul), luta para recuperar as estradas rurais do município. As ligações apresentam péssimas condições e não permitem o tráfego de veículos, impedindo o escoamento da produção agrícola e inviabilizando o transporte de gado. Esta semana, Silas esteve na assembleia legislativa e contatou deputados, pedindo ajuda urgente. Os parlamentares prometeram lutar por verbas.

Boa notícia
A equipe adulta de basquete masculino já iniciou os treinamentos e se prepara para disputar competições importantes. Dirigentes e comissão técnica estabeleceram como principais objetivos a participação nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos, assim como buscam surpreender no campeonato da Liga Noroeste e Oeste Paulista de Basquete. O time vem de vitória em amistoso contra Junqueirópolis.

Agora é pra valer
A Federação paulista agradou gregos, troianos e, principalmente, os corintianos. Marcou para hoje (16h20), o mata-mata contra a Ponte Preta, pelo Paulistão. Caso vença o quadro de Campinas, o Timão ganha o direito de fazer as finais sem sair do estádio de Itaquera. Semana que vem, a pedreira é o San Lorenzo da Argentina, pela Libertadores.

Nobel de literatura
Seguindo a enxurrada de biografias, autorizadas e não autorizadas, que infestam as livrarias patrícias, Galvão Bueno publicou a sua. Como o ex-treinador Zagalo elogiou a ‘obra’, a mesma não deve ser boa.