O mutirão permanente de recolhimento de entulhos e galhos, que percorre todos os bairros da cidade, chegou aos moradores do Jardim Ipiranga e Parque Iguaçu. Quintais e terrenos devem ser limpos e os materiais colocados nas calçadas para que as equipes da Prefeitura de Adamantina façam o recolhimento.
A ação, que atende os bairros duas vezes ao ano e segue um calendário de recolhimento é realizada pela Prefeitura de Adamantina, por meio das secretarias de Saúde (Vigilância Epidemiológica) e de Obras e Serviços.
O mutirão permanente é um trabalho de prevenção à leishmaniose e à dengue e consiste na colocação de entulhos nas calçadas entre os dias 1 e 15 de cada mês e, após esse período, a Secretaria de Obras realiza a coleta dos materiais. Segundo as secretarias de Saúde e de Obras e Serviços, a população deve estar atenta para as datas de coleta em seu bairro.
POPULAÇÃO É DECISIVA – Apesar das ações de combate desenvolvidas pelas secretarias de Saúde do estado e municípios, a população é decisiva no controle de casos da doença.
Segundo manual da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e Secretaria de Estado da Saúde, além das ações do poder público, deve haver também o comprometimento da sociedade.
Limpar os quintais e não enterrar produtos orgânicos, como restos de comida e fezes de animais são as principais formas de combate à leishmaniose. O número de casos registrados é pequeno, em comparação às demais cidades, mas os cuidados por parte da população devem continuar.
Já em relação ao combate da dengue, a limpeza dos quintais também contribui para eliminar locais onde possa haver acúmulo de água, servindo assim de criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.