Alimentar-se corretamente é o “pulo do gato” para quem quer sentir-se bem, ter saúde e ser bonito. Mas o que é alimentar-se bem? Será que é consumir pratos sofisticados? Será que é comer alimentos caros ou importados?
O termo que mais se fala atualmente, o que mais está na moda é alimentação natural; mesmo em tempos de agrotóxicos e muita poluição ambiental, o arroz e o feijão continuam sendo o melhor remédio, mas infelizmente abolido do prato quando o assunto são algumas dietas de perda de peso mirabolantes, que prometem resultados imediatos.
Uma dieta equilibrada é um dos determinantes de uma vida sem complicações futuras.
A Pirâmide Alimentar, uma ferramenta de alimentação qualitativa é usada mundialmente, já que se relaciona à qualidade da alimentação, propondo alimentos-fonte dos nutrientes necessários a uma dieta saudável. O principal objetivo da pirâmide é orientar o consumo de diversos alimentos divididos em três grupos básicos: energéticos, construtores e reguladores, sendo que nenhum grupo alimentar deve ser excluído da dieta, pois sua falta pode gerar déficit de macro ou micronutrientes no organismo. Os alimentos que contêm carboidratos ocupam sua base, sendo o grupo com o maior número de porções a serem consumidas ao dia porque são o combustível do organismo. É por isso que as dietas hipoglicídicas, ou pobres em carboidratos, podem causar tontura, cansaço e confusão mental.
Um sanduíche pode ser uma opção saudável e saborosa de refeição completa, já que o pão representa os carboidratos, além de ser rico em ferro, folato e zinco. Para complementar o sanduíche, devemos escolher uma porção razoável de proteína, de preferência magra como aves, sem pele ou gordura aparente, ou atum em água e sal, ou ainda queijo cottage. Para os vegetarianos, há opções como o hambúrguer vegetal ou receitas de hambúrguer de soja que podem ser preparadas em casa.
Para finalizar, podemos incrementar o sanduíche com um molho à base de iogurte desnatado com ervas finas ou maionese light. Não devemos nos esquecer das hortaliças, que contêm fibras, vitaminas e minerais. Dessa forma, podemos consumir alimentos de preparo rápido, práticos e saudáveis e ainda melhorar a nossa qualidade de vida.
Grande amigo da pele são os alimentos integrais e as castanhas. Preste atenção na oferta de pães assim preparados que existem no mercado, um mais gostoso do que o outro. E faça o teste, consuma alimentos integrais, frutas e iogurtes, os resultados aparecem em poucas semanas no rosto. A pele fica lisa e com muito bom aspecto.
Aliados a alimentação equilibrada, estão os exercícios físicos. Este é o caminho ideal na busca da boa forma e beleza.