Uma equipe de policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que presta serviço em Presidente Prudente, em atendimento a denúncia sobre manutenção de pássaros em cativeiro, foi até o município de Piquerobi e encontrou em uma residência, 34 pássaros da fauna silvestre das espécies trinca-ferro, coleirinho papa-capim, canário da terra, sabiá-pardo, tico-tico rei, inhapim, papagaio verdadeiro, tiziu, chapéu de couro e patativa chorona.
Como o envolvido não tinha autorização do órgão competente para manter as aves em cativeiro, foi aplicado um auto de infração ambiental no valor de R$ 17 mil, por ter em cativeiro espécies da fauna silvestre, sem autorização do órgão competente.
Também foi lavrado um auto de infração ambiental por maus-tratos no valor de R$ 12 mil, onde duas aves da espécie trinca-ferro, estavam com ferimentos entre os olhos e o bico, um coleirinho papa-capim estava morto e um papagaio-verdadeiro, estava com a asa cortada.
Os pássaros, bem como 31 gaiolas foram apreendidos, sendo encaminhados juntamente com o envolvido à Delegacia de Polícia de Piquerobi, onde foram tomadas as medidas cabíveis. As aves foram levadas à Associação Protetora de Animais Silvestres de Assis (Apass), onde após receberem os cuidados e tratamentos adequados, serão reintroduzidos ao seu habitat.