Para intensificar as ações preventivas de combate à dengue, a Prefeitura de Adamantina, através da Secretaria de Saúde, adquiriu mais um equipamento visando inibir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Trata-se de um nebulizador costal motorizado UBV, uma espécie de borrifador de inseticida contra o mosquito, utilizado em locais em um raio de 250 metros onde houver casos confirmados da doença, realizando o chamado bloqueio.
O equipamento, com capacidade de 12,6 metros cúbicos por minuto e potência de 3,7 hps, custou R$ 2.780,00 e entrará em operação nos próximos dias. O nebulizador costal cobrirá uma área de três quarteirões/dia e auxiliará o trabalho de combate da doença, que já atingiu 354 pessoas em Adamantina, segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica. “É importante ressaltar que a população precisa seguir as recomendações que os Agentes de Controle de Vetores sugerem antes de começar a aplicação do inseticida, para o sucesso do combate ao mosquito adulto, como a segurança do próprio morador em relação ao contato com o inseticida”, destaca nota do departamento de Vigilância Epidemiológica.
A ação faz parte de uma ampla campanha, denominada Todos Contra a Dengue, desenvolvida pela Prefeitura de Adamantina com o objetivo de intensificar as ações preventivas de combate à dengue.
A campanha é uma ação conjunta da Administração Municipal em parceria com o Tiro de Guerra, Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), Câmara Municipal e Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e será realizada durante este mês, com diversas atividades.
Amanhã, 8, a partir das 15 horas, a campanha promoverá uma passeata, com a participação de alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, além de atiradores do Tiro de Guerra e jovens integrantes das escolinhas esportivas da Selar e projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura. A ação terá saída do cruzamento da rua Rui Barbosa com a avenida Rio Branco, passando rua Deputado Sales Filho até a avenida Capitão José Antônio de Oliveira, convergindo na rua Osvaldo Cruz e com término defronte da Prefeitura de Adamantina.
Ainda com o objetivo de fortalecer as ações de combate, atiradores do Tiro de Guerra de Adamantina passarão, até o próximo dia 5, por treinamento para atuarem como agentes multiplicadores.
No período de 6 a 10 deste mês, após o treinamento ministrado por agentes de controle de vetores e funcionários da Sucen, os atiradores reforçarão as equipes de visita ao comércio e bairros com maior número de focos e casos confirmados. “Pedimos a colaboração dos empresários, permitindo a entrada dos atiradores para a realização das ações de conscientização e também para que eles possam atuar nestes dias para auxiliar a cidade no combate a esta doença”, ressaltou o Sargento Mena, Chefe de Instruções do Tiro de Guerra local.
O trabalho de conscientização visa reduzir o número de casos confirmados da doença e conter o número de focos do mosquito Aedes aegypti, detectados em 80% dos casos dentro das residências. “Temos também um número elevado de locais com larvas no comércio, mas alguns empresários têm dificultado a atuação dos agentes e, com isso, o nível de infestação no centro é alto”, destacou Luis Carlos Putinatti, coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica.
A campanha também atuará nas escolas, em complementação ao trabalho já realizado pela Secretaria de Saúde que aborda o tema durante o ano com o intuito de transformar os alunos em multiplicadores, para buscar disseminar ações de combate.
Outra ação importante proposta pela campanha é a formação de uma comissão de apoio ao programa municipal de combate à dengue, com a participação de representantes de diversos órgãos, entre os quais escolas, entidades de classe, comércio e indústria, além de cidadãos para atuarem como difusores e mantendo uma rede de informação para notificações e manter as ações de manter de combate.
Foi definida também a realização de um curso de qualificação dos apoiadores, formando uma comissão de apoio ao programa municipal de combate à dengue. O treinamento será realizado nos dias 13 e 14, às 20 horas, na sede do TG, sendo que no primeiro dia a qualificação reunirá representantes de escolas, igrejas, associações de moradores. No segundo dia, o encontro será direcionado aos representantes do comércio e indústria, bem como de entidades de classe.
Apesar de todos estes esforços, para conter o avanço da doença, segundo os profissionais da Secretaria de Saúde, a atuação do cidadão na eliminação dos criadouros do mosquito continua sendo fundamental. Além disso, ao apresentar os sintomas da dengue (febre, dores no corpo e de cabeça, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo), procure imediatamente uma unidade básica de saúde.