Ultimamente a reportagem vem recebendo reclamações sobre bueiros com mau cheiro e entupidas nas vias públicas do município. Em alguns casos, a água suja que sai do local fica empoçada nas ruas, deixando as ruas com um odor insuportável.
Nesta semana, um munícipe entrou em contato com a redação do Jornal Regional para criticar moradores que entopem as bocas de lobos. A reclamante disse flagrar rotineiramente outros moradores varrendo folhas e outros detritos para uma tubulação localizada nas imediações do Teatro Municipal, na rua Tenente Antero Contrera.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Antenor de Oliveira Filho, disse que montou uma equipe efetiva para realizar a limpeza dos bueiros da cidade. Quanto aos bueiros entupidos, o responsável pede para que a população entre em contato com a Secretaria e informe os locais que estão entupidos ou com odores para que o órgão possa tomar conhecimento e realizar a limpeza.
Antenor afirma que não há necessidade de descartar folhas e demais detritos nas bocas de lobo, uma vez que, a coleta de lixo doméstico ocorre três vezes por semana e a coleta de folhas e entulhos, uma vez por semana.
Os bueiros servem para escoar as águas da chuva com destino ás galerias pluviais, mas o lixo jogado pela população causa uma série de transtornos para os próprios moradores. Para a solução do problema, não basta somente às ações da Prefeitura. A população deve-se conscientizar e fazer a sua parte.
SERVIÇO – A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está situada à rua Alcides Chacon Couto, nas dependências da Fapidra. Limpezas de bueiros podem ser solicitadas pelo telefone (18) 3821-6337.