A 59ª Subsessão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) lançou na manhã de sexta-feira, 10, o projeto OAB Concilia que será implantado na Casa do Advogado de Adamantina com intuito de agilizar a resolução de processos e evitar uma alta demanda judicial.
Na região, o projeto foi implantado recentemente em Lucélia, que já teve o primeiro caso levado para conciliação. Em outras comarcas, onde o OAB Concilia foi implantado, o projeto é sucesso com mais de 80% dos casos solucionados.
De acordo com Júlio Cesar Fiorino Vicente, presidente da comissão OAB Concilia, a conciliação é uma ferramenta oferecida para que os advogados reúnam as partes e procurem entrar em acordo para que não seja ingressada uma ação judicial que pode levar até 90 dias para ter uma audiência marcada. Toda a tramitação judicial leva em média de 8 a 10 meses. Já com a conciliação, o caso é resolvido em 15 dias.
A conciliação é recomendada principalmente para casos de família.
O presidente da subseção da OAB de Adamantina, Igor Terraz Pinto, ressaltou a importância da implantação do projeto no município. Ele explicou, ainda, que é necessário haver consenso entre as partes para posteriormente ser redigido petição para a homologação do acordo no Poder Judiciário.
O lançamento do projeto contou com a participação de advogados locais e autoridades do judiciário.