Tem início no próximo dia 1º, sexta-feira, no estado de São Paulo, a primeira etapa da campanha contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade.
Segundo o Escritório da Defesa Agropecuária (EDA), de Dracena, na campanha do ano passado, o rebanho nessa faixa etária, de machos e fêmeas era de aproximadamente 136 mil animais, em 3,6 mil propriedades rurais de 16 municípios.
Após a imunização, o produtor deve declarar a vacina pela internet, no site Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal), ou nas unidades da Defesa Agropecuária mais próximas que funcionam nos municípios de Panorama, Tupi Paulista, Dracena, Junqueirópolis, Irapuru, Flórida Paulista e Adamantina.
O produtor terá até o dia 7 de junho para apresentar as declarações. A multa por não declarar a vacina é de três Ufesp (cada Ufesp vale R$ 21,25) por cabeça e 5 Ufesp por cabeça por deixar de vacinar. A campanha encerra-se no dia 31 de maio.
BRUCELOSE – Além da aftosa, o produtor também deve apresentar neste prazo, as declarações de vacinação contra a brucelose, para bezerras de três a oito meses de idade. No caso de não declarar e não vacinar, as multas são as mesmas em relação à aftosa.
O médico veterinário do EDA de Dracena, Marcelo Kenji Yoshida, informa que o produtor também deve declarar outras espécies animais existentes na propriedade e que sejam de interesse peculiar do Estado, casos de equídeos, caprinos, ovinos, suínos e aves em geral. Quem não declarar também estará sujeito a multas.