A Vigilância Epidemiológica de Dracena divulga o balanço das atividades realizadas durante a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue promovida entre os dias 23 a 27 de março.
No dia 23 de março, os jornais locais trouxeram matérias sobre a atividade assim como foi publicado no site da Prefeitura de Dracena –
www.dracena.sp.gov.br – e os profissionais da VE participaram da programação das rádios locais para divulgar a ação.
Já no dia 24 de março, foi realizada uma “força-tarefa” no bairro Tonico André, quando foram disponibilizadas 20 caçambas para a população descartar materiais que pudessem acumular água, evitando o criadouro do mosquito Aedes aegypti. Os agentes fizeram visitas nas casas e orientaram os moradores. Também forneceram sacos de lixo e entregaram folhetos informativos com os principais sintomas da doença e métodos de prevenção nos supermercados para que sejam colocados nas sacolas dos clientes.
No dia 25 de março foram entregues ofícios nos chamados “pontos estratégicos”, como oficinas, borracharias, ferros-velhos, floriculturas e empresas que possuem uma grande quantidade de objetos que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue. A VE informa que quinzenalmente ou mensalmente, dependendo do grau de periculosidade, uma equipe visita esses locais. Folhetos informativos com os principais sintomas da doença e métodos de prevenção foram entregues nas farmácias para distribuição nas sacolas dos consumidores.
No dia 26 de março foi realizada palestra sobre dengue durante a reunião de pais da Apae. Cartazes foram fixados no comércio na área central.
No dia 27 de março foi desenvolvido o “Projeto Masseira” (caixa onde é misturado o cimento) que consistiu em visitar as construções de diversos bairros e quebrar as masseiras que estivessem inutilizadas, para que as mesmas não acumulassem água da chuva.
Ao longo da Semana de Mobilização, os agentes de Controle de Vetores realizaram vistorias nas casas desabitadas com o apoio das imobiliárias, que gentilmente disponibilizaram as chaves para visitas das mesmas.
Todos os bairros da cidade foram percorridos com carro de som alertando os moradores sobre os riscos da dengue.