Nesta sexta-feira, 29, das 14h às 21h, no Grêmio Recreativo Cacretupi, será realizada a 3ª Fasptupi (Feira de Alimentos Saudáveis dos Produtores de Tupi Paulista), com o tema: Agricultura Familiar é Saúde e Educação. A novidade dessa edição ficará por conta da realização concomitante da 1ª Feira do Meio Ambiente “Sustentabilidade e Parceria”, organizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Tupi Paulista em parceria com as Secretarias de Agricultura de Dracena e Paulicéia.
O objetivo do evento é reconhecer a importância da agricultura familiar e seus impactos positivos para o meio ambiente, e promover na comunidade uma reflexão sobre a relação necessária entre saúde, meio ambiente e sustentabilidade, abordando seus aspectos mais significativos. O público-alvo são crianças e adolescentes em idade escolar, estudantes universitários, professores, produtores rurais e população em geral.
A Feira terá exposição de alimentos produzidos pelos agricultores tupienses, exposição de animais de pequeno porte, apresentação de trabalhos de alunos da rede municipal sobre temas ambientais, prevenção e conscientização sobre os malefícios da dengue, oficina de compostagem, sabão feito de óleo usado, distribuição de mudas de árvores, degustação de mel, produção de cogumelos, animais silvestres empalhados, dentre outras atividades.
Às 15h30 haverá uma mesa redonda dos agricultores, com mediação da Profª drª Elaine Mendonça Bernardes, da Unesp de Dracena, com o tema “Agricultura Familiar – Aspectos Positivos e Negativos”. Às 19h30 o empresário José Vanil de Oliveira Guerra proferirá uma palestra sobre o tema “Energia Fotovoltaica”. Logo após a nutricionista do Nasf, Eliara Faustina de Souza falará sobre a “Linha de Cuidados do Sobrepreso e Obesidade”. O evento terá ainda a apresentação de violeiros e o encerramento com o Grupo de Catira.
A realização é da Prefeitura de Tupi Paulista, através da Secretaria da Saúde (Agentes Comunitários de Saúde, Nasf e Emvicen), Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Secretaria de Educação (Diretoria de Cultura, Escolas Municipais, Apae), Associações de Produtores Rurais de Tupi Paulista (Avirtupi, Aprobasa, Amproboa, Asmassari, Amprobap, Aprutupi, Cacretupi, Acatupi) em parceria com a Prefeitura de Dracena (Associação dos Produtores Rurais e Associação J. Marques), Prefeitura de Paulicéia, Unesp – Universidade Estadual Paulista – unidade de Dracena, Cestupi – Faculdade de Tupi Paulista, Fruteza Sucos Naturais e Grupo Guerra.
De acordo com a nutricionista do Nasf, Eliara Faustina de Souza, que é uma das organizadoras do evento, “a expectativa é das melhores, já que foram agregados vários elementos novos ao evento, tais como a Feira do Meio Ambiente, palestras, mesas redondas, apresentações artísticas, o que deve contribuir para atrair grande presença do público”.