Nilza M. César Sandrin*
Desde a infância somos seduzidos a uma vida sedentária. Ficamos sentados na frente do computador e da televisão, que praticamente satisfazem todos os nossos desejos. É por isso que a Educação Física adquire um sentido cada vez mais essencial. Os Jogos Olímpicos de 2016 estão para acontecer e podem ser um estímulo para valorizarmos mais o esporte.
Deve ser visto como um benefício para as pessoas, para educar a disciplina, a socialização e tornar as pessoas cada vez melhores cidadãos.
É uma época importante para discutirmos com os alunos as questões do “doping”, que por vezes acontece e também de atitudes inconvenientes como situações desleais de atletas que chegaram a morder os adversários. São pessoas que querem vencer a todo custo.
É uma boa oportunidade para trabalharmos também com os alunos o respeito às regras, aos juízes, aos adversários.
Quando participamos de qualquer competição temos que estar preparados para ganhar e/ ou perder.
É a oportunidade também, para se refletir sobre as conquistas e vitórias. Elas não são algo que se comemora sozinho, não é de um, mas de um time, do grupo que interage. No jogo como na vida, há que se respeitar regras e adversários, trabalhar com emoções e frustrações.
É a oportunidade de perceber que a promoção da paz e da sociedade entre as pessoas precisa superar disputas e vencer desigualdades e preconceitos de toda ordem. Esse é um grande desafio e será o maior troféu da humanidade.
Tivemos recentemente o caso da torcida adversária atirando bananas no atleta Daniel Alves. Numa atitude de superioridade a preconceitos ele descascou a banana e a comeu. O mundo inteiro aplaudiu.
Por outro lado, o jogo é um grande espelho para quem pratica esporte. Uma criança assistindo um jogo de alto nível, facilmente pode criar o gosto pela modalidade. O esporte de alto rendimento muitas vezes gera um sacrifício para o atleta.
Nossa proposta é utilizar o esporte das olimpíadas para fomentar a prática de atividades físicas nos diferentes níveis. Qualquer programa de qualidade de vida certamente inclui na sua lista que a pessoa pratique regularmente uma atividade física.
É por essa razão que nossos alunos ainda pequenos, devem ter contato e vivenciar diferentes modalidades esportivas: basquete, vôlei, futebol, atletismo e outras mais para chegarem a uma decisão de qual é sua vocação. O importante é fazer alguma modalidade, e não ficar no sedentarismo.
Uma coisa é certa:- se a pessoa não desenvolve um gosto por uma atividade física na infância e na juventude, certamente não vai ser na idade adulta que ela vai desenvolver.
Vamos aproveitar os acontecimentos atuais como os Jogos Olímpicos para um trabalho até interdisciplinar para despertar em nossos alunos o gosto pelo trabalho necessário do nosso corpo, ativando a circulação, a respiração, desenvolvendo a musculatura e fugindo dos problemas da ociosidade.
*vice-diretora do Colégio Objetivo de Dracena.