Na manhã dessa quarta-feira, 27, cerca de 40 pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD II) de Dracena receberam cartilhas educativas de prevenção antidrogas, dos membros do projeto Vida e Saúde.
A cartilha foi distribuída pela diretora comercial do projeto, Rosângela Sevilha Rodrigues e visa conscientizar a população de que as drogas é um problema nacional e que precisa da mobilização de todos.
A cartilha aborda assuntos como a prevenção desde a infância, drogas e Aids, como reconhecer um dependente químico, tipos de substâncias, efeitos no organismo, entre outros temas.
“Se cada um fizer a sua parte e não fechar os olhos para o problema, principalmente apoiando as famílias e os dependentes químicos, vamos ter mais êxito na diminuição desse mal que precisa ser combatido com atenção”, falou Rosângela aos assistidos enquanto distribuía a cartilha.
A diretora agradece o apoio dos empresários e do poder público que contribuíram com patrocínios para que a cartilha fosse viabilizada. O projeto Vida e Saúde também distribuirá a cartilha em municípios da região.
TABAGISMO – Hoje, 29, das 7h às 12h, o Caps de Dracena irá desenvolver atividade alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado neste domingo, 31. Funcionários do Centro estarão na Praça Arthur Pagnozzi oferecendo orientações para a população e comunicando os fumantes sobre o retorno do grupo de tabagismo, que ministra palestras e oferece medicamentos como pílulas, pastilhas, e adesivos para ajudar os fumantes na recuperação.
No local também será realizado testes no monoxímetro, aparelho utilizado para medição das toxinas que o fumante acumula no pulmão, além de questionários para saber o grau de dependência no organismo do tabagista.
Ainda haverá disponibilização de material educativo como panfletos que promovem a conscientização a respeito dos malefícios causados pelo tabaco.