Os estelionatários brasileiros são mais criativos. Nos últimos dias, ressuscitaram modalidade de engodo que foi sucesso, em anos passados. Aposentados são contatados por meio de carta em que são informados da vitória em uma ação coletiva e que têm direito a receber vultosas somas. Quando estabelecem comunicação com os golpistas são extorquidos para que a falsa liberação de valores seja efetuada.
Gatilho relâmpago
Há dias, uma septuagenária só não perdeu suas poucas economias, porque sentiu cheiro de safadeza no ar. Ela recebeu um documento informando que tinha quase R$ 65 mil para receber por uma suposta ação movida contra uma “previdência privada, pecúlio e pensão do fundo de reserva técnica”. A idosa procurou uma advogada que lhe informou que se tratava de mais uma mutreta de malandros.
A hora e a vez
O prefeito José Antonio Pedretti (PR) acredita que os moradores do Fioravante e da vila Itália estejam satisfeitos. É que a Emdaep concluiu os serviços de pavimentação da rua João Sanches Marin, entre a rua Primo Carnelóz e avenida Antonio Henrique Branco, no jardim Kennedy. “A pavimentação interliga aqueles bairros com a área central da cidade, melhorando a circulação de veículos e pedestres, além de valorizar a localidade”, assinala Pedretti.
Pátria educadora
Como o governo Alckmin rechaça o diálogo e não apresenta contraproposta, os professores da rede estadual decidiram manter a greve que se arrasta desde 13 de março. Os docentes reivindicam reajuste salarial de 73%. Nova assembleia geral da categoria está marcada para sexta-feira (3). Trata-se da terceira maior paralisação da história da rede estadual paulista.
Pela porta dos fundos
O prefeito de Porto da Folha, aprazível município do interior de Sergipe, ameaça abandonar o trono. Albino Tavares herdou de seu antecessor e opositor cofre vazio e uma folha de pagamento correspondente a 86% da arrecadação. O alcaide já demitiu 120 funcionários comissionados e conseguiu baixar a folha para 78%. “Ainda é pouco, mas já faz diferença”, desabafa o intranquilo Albino.
Bancando a festa de formatura
Jean Silva Rodrigues, 25 anos, estudante de medicina veterinária, foi preso na rodovia João Ribeiro de Barros. Residente em Dourados (MS), ele transportava120 quilos de maconha e mais dois de cocaína, numa camioneta Toyota/Hilux, placas de Rancharia. Trata-se da maior apreensão verificada na região da Paulista, este ano.
A caminho do paraíso
Por ocasião do fechamento da coluna, disputava-se o segundo quarto da partida entre o Bauru Basquete e o Flamengo do Rio, pela decisão do NBB. Os cariocas venciam por 28 a 16, aproveitando-se do nervosismo dos atletas bauruenses que erravam chutes fáceis. Se as coisas não mudaram, os flamenguistas são tetracampeões.
Saudades do Lewandovski
Filhote da ditadura de 1964, vice do governador Paulo Maluf naqueles anos de chumbo, José Maria Marin disse que vai pleitear prisão domiciliar às autoridades suíças até que se efetive sua extradição para os Estados Unidos. O indivíduo que surrupiou uma medalha do Corinthians, numa final da copa São Paulo de juniores, é acusado de vários crimes de corrupção. No momento, o cartola é “hóspede” de um presídio, na região de Zurique. Nem mesmo a fiel esposa pode visitá-lo.