Para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado neste domingo, 31, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (Caps AD II) promoveu na manhã de ontem, 29, atividade alusiva a data, na Praça Arthur Pagnozzi.
Durante toda a manhã, funcionários do Centro disponibilizaram material educativo como panfletos que promovem a conscientização a respeito dos malefícios causados pelo tabaco. Eles ofereceram, ainda, orientações para a população e realizaram testes no monoxímetro, aparelho utilizado para medição das toxinas que o fumante acumula no pulmão, além de questionários para saber o grau de dependência no organismo do tabagista.
O chapeiro Nelson Hora da Silva, 52 anos, aceitou passar pelo monoxímetro. Morador de Tupi Paulista, ele disse ser fumante há 30 anos, mas há seis meses resolveu parar. Entretanto, informou ter fumado dois cigarros um dia antes do teste. Seu nível de contaminação no monoxímetro foi 6, considerado leve, segundo a auxiliar de enfermagem, Cleide Polidoro.
Nelson achou interessante passar pelo teste e aprovou a atividade na praça realizada pelo Caps. “Pretendo parar de fumar de vez. Todos deveriam largar o cigarro e perceber a diferença de uma vida sem o fumo”, contou.
O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
O Caps costuma realizar a atividade anualmente para chamar a atenção da população, principalmente dos fumantes, e alertá-los sobre o malefício do cigarro e incentivá-los a iniciar tratamento, além de lembrar sobre a importância dos hábitos saudáveis.
SERVIÇO – O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga está situado na rua Frederico Ozanam, nº 2.591, no Jardim Jussara.