Os apaixonados por ciclismo Marcelo de Sousa e sua esposa Patrícia Butim estiveram no último final de semana na cidade de San Pedro de Atacama, no Chile, para participarem da terceira edição do Atacama Challenger, uma prova de mountain bike que reúne ciclistas de toda a América do Sul e de diversos países de todo o mundo.
Foram três dias intensos de prova onde largaram 450 atletas, mas apenas 279 completaram o percurso integral, já que o clima é bastante árido e quente, e também a altitude é um fator que prejudica os competidores pois o local fica a mais de 3.500 metros acima do nível do mar, o que torna o ar rarefeito. Os primeiros quilômetros da prova já se pode avistar o vulcão Licancabur, onde se atinge os 3.857 metros de altitude e também é um local que vários ciclistas já desistem de continuar.
Os outros dois dias de percurso atravessa pelo Vale da morte, o Deserto de Sal, momento também de várias baixas na prova, com grande índice de desistência. O último dia já se torna um pouco mais tranquilo onde se passa pelas dunas e o famoso Túnel do Atacama. “Estamos muito felizes, primeiro por completar uma das provas de Mountain Bike mais difíceis da América Latina e depois por ver a Patrícia levar o vice-campeonato da categoria Feminino de 30 a 34 anos com o tempo de 15 horas e 22 minutos”, disse Marcelo. O atleta ficou na 14ª colocação na categoria Masculino 35 a 39 anos e na 79ª posição na Classificação Geral com o tempo de 11 horas e 7 minutos. O casal agradece a todos que torceram por eles enquanto estavam na aventura pelo deserto chileno.