A Prefeitura de Adamantina, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, participou da campanha contra a violência sexual infantojuvenil.
A atividade, realizada no anfiteatro da Biblioteca Municipal, com a participação das redes sociais e entidades com crianças e adolescentes contou com palestra de Edson Gonçalves Silva, sociólogo formado pela USP, mestre em serviço social pela PUC e especialista em Direitos Humanos pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal.
O evento, que também teve a participação do prefeito Ivo Santos, dos secretários Brina Veira (Assistência e Desenvolvimento Social) e Wilson Hermenegildo (Gabinete), do presidente da Apae, Diniz Parússulo Martins e da presidente da Câmara, Maria de Lourdes Santos Gil.
A palestra, com o objetivo de reforçar a campanha permanente de combate a esse tipo de violação de direitos, lembra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A data foi definida após o dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.