Na tarde de terça-feira, 28, foi realizada no Centro Comunitário “Antonia Moretti Gonçalves”, em Tupi Paulista, a 10ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e a 2ª Conferência Lúdica Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
O evento que este ano teve como tema a Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, propôs uma reflexão sobre a política de atendimento à criança e ao adolescente no município, bem como melhorias nas ações direcionadas a essa faixa de idade.
O público presente foi formado por crianças e adolescentes, autoridades, vereadores, representantes de entidades assistenciais e das creches, secretários e diretores municipais, diretores e coordenadores de escola, membros do Conselho Tutelar, servidores da Saúde e servidores da Assistência Social de Tupi Paulista.
A abertura foi feita pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Neusa Bochi, seguida pelos pronunciamentos do prefeito Osvaldo Benetti e do presidente da Câmara Municipal, Alberto Luis Sales (Tim). Além deles, fizeram parte da mesa de trabalhos a diretora de Desenvolvimento e Ação Social, Samara Bernachi e a secretária de Educação, Vera B. Braga.
A assistente social Fátima Elizete Zanoni Mastellini proferiu palestra sobre o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Em seguida, foram formados os grupos de trabalho para discussão e apresentação de propostas, além da escolha de delegados para participarem do encontro regional.
A Conferência contou ainda com uma apresentação artístico-cultural de crianças e adolescentes do Projeto Espaço Amigo, sob a direção da professora e coreógrafa Mariana Cenedese.