A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Adamantina foi habilitada em 2010 pelo Ministério da Saúde, mas desde que as obras tiveram início houve impasses que atrapalharam o seu andamento.
Atualmente o local aguarda os últimos reparos para ser concluído, porém a construção não avançou e encontra-se parada há vários meses.
Até o momento foram gastos R$ 1.217.629,19 e o trabalho ainda não foi concluído. A reportagem entrevistou em 2014 o secretário de Saúde da época, Jorge Chihara, que previu a inauguração da UPA no segundo semestre deste ano. Antes disso, a Prefeitura já havia previsto o término da obra para 2014 ou início de 2015.
De acordo com a Prefeitura não há data definida para o serviço começar a operar. “A administração tem intensificado os esforços para que a inauguração da UPA ocorra ainda em 2015”, informou.
Segundo a administração falta ser concluído etapas que não foram previstas no Projeto inicial, como sala adequada para raio-X, tubulação de oxigênio, abrigo para ambulâncias e caracterização do prédio, além de pequenos reparos.
Entretanto, mesmo com parte inacabada, a obra segue parada. A Prefeitura justificou que as licitações estão sendo finalizadas. “Na última semana houve a conclusão de dois processos licitatórios e todos os demais estão encaminhados visando possibilitar a continuidade e conclusão da obra”, afirmou.
PRONTO SOCORRO – Atrelado a UPA, o Pronto Socorro da Prefeitura, hoje administrado pela Santa Casa deverá ser extinguido com o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento.
A administração municipal encaminhou o termo do convênio que foi estabelecido à Santa Casa para que o mesmo seja assinado e permita que a população continue sendo atendida até a conclusão da UPA. “A Santa Casa continuará com a administração do serviço até o término do convênio, bem como a conclusão e o funcionamento da UPA”, informou a Prefeitura.