A primeira fase de serviços para início da construção das quatro usinas fotovoltaicas em Dracena começou ontem, 26, com a realização dos estudos de resistência de solo na área onde o empreendimento será implantado, próximo à divisa dos municípios de Dracena e Tupi Paulista.
Técnicos, maquinários e equipamentos da empresa que realiza os serviços permaneceram ontem realizando os testes, serviço que irá prosseguir nos próximos dias.
O trabalho, segundo o prefeito José Antônio Pedretti, que acompanhou o começo dos serviços, a construção das usinas será feito por etapas.
“Primeiro será feita análise de resistência do solo por uma empresa de geologia para em seguida ser realizada terraplanagem no local para construção das usinas, com instalação dos painéis solares que irão captar a energia solar e transformá-la em eletricidade”, informa o prefeito.
Na análise de resistência são verificados diversos itens, como os tipos de solo no local, o impacto que terá ao receber as cargas e alturas de lençóis freáticos, se houverem. Entre os equipamentos utilizados estão sensores e brocas de perfuração do solo.
Segundo o prefeito, esta primeira etapa das obras da usina é de fundamental importância para a instalação das usinas que serão construídas pela empresa espanhola Solatio. – Pedretti informa que a instalação das usinas deve estar pronta até setembro do próximo ano e pelo contrato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a produção da energia elétrica deve começar em janeiro de 2017.
“Além da geração de empregos e renda as usinas fotovoltaicas vão atrair novos investimentos para o município”, esclarece Pedretti.