Baseado no texto original do médico e dramaturgo Oscar Von Pfuhl o espetáculo “Dom Chicote Mula Manca e seu fiel escudeiro Zé Chupança”, passa por Tupã e Adamantina entre nos dias 12 e 13 de junho, respectivamente.
O espetáculo teatral produzido pela Cia. A DitaCuja, de Ribeirão Preto, conta a história do recém nomeado cavaleiro Dom Chicote Mula Manca, que por ordem do rei parte em busca das ovelhas roubadas de seu amigo Zé Chupança, em uma jornada repleta de perigos imaginários e conspirações reais.
A ideia nasceu da vontade do grupo de montar um novo espetáculo para ser apresentado na rua. “Da dualidade entre público e privado, entre antigo e moderno, nasce a proposta do ‘Dom Chicote Mula Manca’, um espetáculo que encontra-se com o movimento Steampunk e propõe na estética, a criação de um outro tempo e um outro lugar”, explica o diretor do espetáculo André Cruz.
Além da apresentação teatral, realizada gratuitamente em espaços públicos, o grupo também promove em cada cidade uma oficina de iniciação ao teatro de rua. Voltada a interessados em geral e praticantes das artes cênicas a partir de 12 anos, a atividade aborda de forma prática, as técnicas utilizadas para a montagem do espetáculo como triangulação, platô, improvisação e construção corporal, dando um panorama ao iniciante sobre o fazer teatral na rua. Para informações sobre inscrições, o interessado deve procurar o local da oficina.
O projeto ‘Dom Chicote Mula Manca’ foi contemplado pelo Edital Proac Artes Cênicas na Rua do Governo do Estado de São Paulo para realizar uma circulação por 15 cidades do estado de São Paulo, entre elas, Tupã e Adamantina. “Para a Cia. A DitaCuja, ser aprovada neste edital significa que o trabalho que o grupo vem desenvolvendo na pesquisa e criação dos seus espetáculos está na direção certa”, complementa o ator e diretor, Flávio Racy.
O grupo conta também com o apoio local da Secretaria de Cultura de Itapeva e Secretaria de Cultura de Avaré. No elenco estão os atores João Marcílio, Matheus Savazzi, Michelle Maria, Renan Eichel, Flávio Racy e André Cruz, que também assina a direção do espetáculo.
Mais informações sobre as apresentações e as oficinas podem ser encontradas no site www.ciaaditacuja.com.br e no www.culturaadamantina.com.br