A Farmácia Municipal situada nas dependências do Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara atende gratuitamente a população dracenense no que se refere à oferta de remédios. Diariamente são atendidas aproximadamente 400 pessoas que necessitam de medicamentos.
A chefe da Farmácia Municipal, Karina Santos explica dois dos quatros setores da assistência farmacêutica: a farmácia e a triagem social.
A farmácia oferece os medicamentos através de receita médica provenientes de atendimento médico do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes que não encontrarem os medicamentos na farmácia, devem se direcionar a triagem social, onde uma assistente social irá averiguar o caso de acordo com os critérios da triagem.
Muitos medicamentos podem ser encontrados nas Farmácias Populares instaladas nas drogarias comerciais da cidade. Basta apresentar a receita e os documentos pessoais para retirar o produto sem custo.
Segundo Karina, praticamente todas as farmácias em Dracena fazem parte do programa.
A Farmácia Municipal atende conforme a necessidade dos pacientes. As receitas de medicamentos de uso contínuo têm validade para quatro meses e os remédios controlados apenas dois meses, dependendo da prescrição médica.
O motorista Ederson da Silva, 33 anos, todos os meses comparece à Farmácia Municipal para buscar os remédios neurológicos para o pai dele, que sofreu acidente há 10 anos e desde então necessita da medicação. Ele afirma que nunca houve falta do remédio na farmácia e que se um dia vier a faltar terá que desembolsar aproximadamente R$ 250 por mês.
Karina menciona que os remédios de alto custo vêm do Estado. “A responsabilidade da Prefeitura é apenas recolher os documentos, enviá-los para Presidente Prudente, buscá-los e fazer a entrega”, conta.
Os medicamentos da Farmácia Municipal são adquiridos com verbas dos governos Municipal, Estadual e Federal. Atualmente não há medicamentos em falta, entretanto, alguns podem não ser encontrados no momento em que o paciente necessita em decorrência do período de processo licitatório até a compra do medicamento.
Os remédios mais procurados costumam ser os de uso contínuo para diabetes e hipertensão.
SERVIÇO – O horário de funcionamento da Farmácia Municipal ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas.