A 1ª Feira do Meio Ambiente e a 3ª Exposição de Alimentos Saudáveis dos Produtores de Tupi Paulista (Fasptupi), realizada nessa sexta-feira, 29, no Grêmio Recreativo Cacretupi, destacou a sustentabilidade e a produção da agricultura familiar.
O evento contou com palestras, exposições e diversas atividades de oficinas, distribuição de mudas a degustação de mel e apresentação dos produtos que podem ser reciclados para não prejudicar o meio ambiente.
A Feira teve diversos colaboradores, entre eles, as Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente de Tupi Paulista, Dracena e Paulicéia, uma vez que o evento integra as ações das três cidades para a edição 2015, do Programa Município Verde e Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
Foram desenvolvidas palestras, com os temas: “Agricultura familiar: aspectos positivos e negativos”, “Energia fotovoltaica” e, “Linha de cuidados do sobrepeso e obesidade”, atividades com exposições de alimentos produzidos pelos agricultores, animais de pequeno porte, orientações nutricionais a oficina de hortas suspensas com o uso de materiais recicláveis.
Também chamou a atenção dos visitantes, a apresentação dos trabalhos dos alunos das escolas municipais sobre temas ambientais, a produção de cogumelos (shitake), apicultura, animais silvestres empalhados, entre outras atrações.
O objetivo da Feira e da Fasptupi, são de valorizar a importância da agricultura familiar e seus impactos positivos no meio ambiente, além de incentivar a reflexão sobre a relação necessária entre a saúde, meio ambiente e a sustentabilidade. Centenas de estudantes e moradores e visitantes de outros municípios compareceram ao local.