O prefeito de Adamantina, Ivo Santos anunciou no último dia 27, durante reunião semanal com os secretários, a enfermeira Patrícia Queiroz Ribeiro Mochiuti como secretária municipal de Saúde. A nomeação de Patrícia será efetivada no início deste mês.
A secretária substituirá Jorge Chihara, que aceitou convite do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para assumir a coordenação da Direção Regional de Saúde DRS XI – Presidente Prudente.
A escolha da atual diretora do Departamento de Saúde foi decidida em consenso entre Ivo Santos e o vice-prefeito dr. Pacheco, que continuará atuando, voluntariamente, no atendimento à demanda clínica e cirúrgica da ginecologia da população nas unidades de saúde, após acatarem sugestão do próprio Jorge Chihara.
A substituta de Jorge Chihara foi escolhida por seu potencial técnico e de gestão, além de atender orientações dos órgãos gestores, como do próprio Ministério da Saúde, que orienta escolhas técnicas a políticas. “Além de confiar na capacidade técnica, vamos valorizar um profissional de carreira”, destacou Ivo Santos.
O prefeito revelou que a nomeação será realizada, inicialmente, de forma interina, para proporcionar uma avaliação mais detalhada. “Pacheco e eu confiamos no perfil da pessoa escolhida e acreditamos que será um nome muito bem aceito pelos servidores”, completa.
Patrícia terá como desafio dar sequência ao modelo de saúde, com foco na Atenção Básica à Saúde, que vem sendo implantado em Adamantina nos últimos dois anos e que também foi o modelo utilizado para a sustentação à aprovação do curso de Medicina da FAI.
Enfermeira, Patrícia possui especialização em Gestão Clínica nas Redes de Atenção à Saúde, em Enfermagem do Trabalho, em Saúde Pública e Aperfeiçoamento em Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde.
A profissional iniciou sua atuação ainda como estagiária do curso de Enfermagem das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), atuando no Centro de Saúde. Em março de 2002 passou a ser responsável técnica pelo Programa de Hipertensão e Diabetes. De janeiro de 2005 a novembro de 2007, passou a exercer a função de chefe da Divisão de Planejamento, Avaliação e Controle das Ações de Saúde da Secretaria e, desde então, ocupava a função de Diretora do Departamento de Saúde.
Patrícia foi ainda, no período de agosto de 2004 a dezembro de 2005, supervisora de estágio em Saúde Pública e Doenças Transmissíveis do curso de Enfermagem da FAI, mesma função que desempenhou na Escola Ateneu Bento da Silva. Exerceu ainda a função de professora e supervisora de estágio no Instituto Educacional de Adamantina (IEA) e foi responsável técnica pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família da Prefeitura de Piacatu.