Ontem, 4, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente iniciou a retirada de 145 pés de eucaliptos plantados na área verde ao lado da Emefi Ottília Braz Noguerol, Jardim das Palmeiras, a pedido dos moradores e de pais de alunos da unidade escolar.
As árvores, segundo informou o secretário Antenor José de Oliveira Filho, foram plantadas há cerca de 20. “Hoje aquele setor da cidade se diferenciou e as árvores ficaram impróprias para o local. O eucalipto é uma espécie de extração e não deve ser plantado em áreas urbanas”.
O secretário comentou que havia recebido várias reclamações de moradores das imediações e até um abaixo assinado contendo assinaturas de populares pedindo a retirada das árvores por poder apresentar certos tipos de riscos, principalmente em dias de chuvas. As árvores estavam próximas da escola, de residências e de uma academia ao ar livre.
“Desenvolvemos um projeto para atender a demanda e fazer a devida compensação. Estamos arrancando as árvores, depois limparemos a área e plantaremos espécies apropriadas para a arborização urbana”.
Oliveira Filho frisou que os troncos arrancados que apresentarem 30 ou mais centímetros de diâmetro serão reaproveitados para servir como longarinas de pontes; os troncos menores para alas de pontes e cercas e as folhas serão trituradas no depósito de inertes localizado no bairro Iandara.