Começou nessa segunda-feira, 4, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com a distribuição de 54 milhões de doses para os chamados grupos prioritários. Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 487 milhões na ação, que segue até o próximo dia 22.
Devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional. A dose protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e B.
Em Tupi Paulista ao longo desta semana a vacinação está sendo feita na zona rural. Neste sábado, 9, será realizado o Dia “D” de mobilização nacional contra a gripe, com a vacinação no horário das 8h às 17h, no Centro de Saúde e na ESF II no Jardim Petrópolis. Para aqueles que não conseguirem vacinar neste dia, a campanha terá continuidade no Centro de Especialidades Médicas Dr. Kanji Kawamura (CEM).
De acordo com a enfermeira Laura Alves de Santana, responsável pela Sala de Vacinas do CEM, a expectativa é de vacinar 7 mil pessoas até o final da campanha. A vacina é gratuita e não há contra indicação, exceto para pessoas com histórico de reação anafilática ou que estejam com febre ou que tenham alergia à proteína do ovo. Em todos os casos é necessário levar a Caderneta de Vacinação.