O município de Irapuru está em festa hoje, 6, e comemora 67 anos de emancipação político-administrativa. E para comemorar a data, a Prefeitura vem realizando diversas atividades desde o dia 25 de abril. A programação se encerra no próximo dia 29.
Entre as ações, na noite de ontem, 5, estava previsto para ocorrer o tradicional desfile cívico na avenida Euclides da Cunha, com show da Banda Fruto Proibido.
Neste domingo, 10, Dia das Mães, a orquestra de metais e percussão de Adamantina se apresenta às 21h30, na avenida. Toda população irapuruense está convidada a participar dos eventos.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE de 2014, Irapuru possui população estimada de 8.155 habitantes. Em 2010, esse número era de 7.789.
A margem esquerda do rio Aguapeí, cortado pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o território do município de Irapuru (do tupi ″uirapuru″, que é uma espécie de pássaro) começou a ser povoado por volta de 1948, quando vieram agricultores de diversas regiões de São Paulo e outros Estados, atraídos pelas suas terras férteis.
Os proprietários das terras desbravadas, Junqueira Netto e Cia, incumbiram Oswaldo Leite Ribeiro de loteá-las e vende-las, organizando este a empresa Sociedade Irapuru Ltda., que iniciou a derrubada das matas e a construção das primeiras casas.
Em 1948, foi fundada a povoação de Irapuru, que ganhou rápido desenvolvimento devido a cultura do café e do algodão, chegando a Distrito de Paz ainda em dezembro do mesmo ano subordinado ao município de Pacaembu.
O município foi elevado à categoria de cidade com a denominação de Irapuru, pela lei nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado do município de Pacaembu.
A cidade é atualmente administrada por Silvio Ushijima e o vice Jacques Junior. Joaquim Vieira é o presidente da Câmara Municipal.