Quero terminar a série de artigos a respeito da família falando do papel que os filhos têm no contexto familiar. A base para a nossa reflexão desta semana está na Carta aos Efésios, capítulo seis, versículos de um a três.
O apóstolo Paulo diz aos filhos que estes devem obedecer aos seus pais. Infelizmente não é o que se vê hoje em dia. Passamos do extremo em que os filhos mal podiam se expressar dentro de casa para o outro extremo da licenciosidade em que os mesmos, em alguns casos, exercem domínio sobre os pais. Por conta disto, o que se vê é uma sociedade cada dia mais decadente.
As consequências da desobediência estão listadas em 2 Timóteo 3.1-5: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes”.
No segundo versículo de Efésios 6, Paulo diz que honrar pai e mãe é um mandamento importante e que traz uma promessa registrada no versículo três: “para que te vá bem, e sejas de vida longa sobre a terra”. O reflexo da obediência aos pais é uma sociedade saudável, equilibrada, em que há respeito aos demais níveis de relacionamento entre as pessoas. O filho obediente se preserva de muitos males.
O papel dos filhos na família deve ser de submissão aos pais. Quando os pais, desde a primeira infância, dão aos filhos tudo o que desejam, eles se habituam a determinar tudo, pensando que os pais devem lhe obedecer. Com o passar do tempo, quando os pais tentam assumir seu papel de autoridade exigindo obediência dos filhos, então ocorre uma crise na família.  A rebeldia tem sido um grave problema nos lares.
Muitos jovens sofrem porque não aprenderam a ouvir o não. Tiveram tudo o que quiseram na infância e não aprenderam a controlar suas vontades. Então quando ouvem o não de alguém num relacionamento ou emprego, estão despreparados. Por isso é importante criar os filhos com ensino e obediência. Assim não terão problema com autoridades e quando ouvirem um não estarão preparados para suportar. Filhos, assumam seu papel de obediência na família. E vocês serão abençoados e abençoadores!

*pastor e missionário presbiteriano.