Na noite de terça-feira, 12, foi realizada no Teatro Municipal Zanoni Ferrite, em Tupi Paulista, a Conferência de Apresentação do Plano Municipal de Educação. O evento contou com a participação de todos os integrantes da rede municipal de ensino: diretores, coordenadores, professores, além de autoridades convidadas.
A secretária municipal de Educação, Vera B. Braga, fez a abertura da Conferência dizendo que o Plano Municipal de Educação é o resultado de um processo de planejamento que envolveu educadores e diversos segmentos da sociedade. Vera declarou que “o PME é uma política de Estado e não apenas um plano político-partidário e como tal, seu alcance vai muito além de um ou dois governos”, disse.
O prefeito Osvaldo Benetti também ocupou a tribuna para enaltecer o trabalho de todos os envolvidos neste processo, principalmente da coordenadora educacional Christiane Patuto Kovalescki, que foi a grande gestora do Plano Municipal de Educação.
Benetti falou sobre a importância da educação na formação da cidadania e fez questão de destacar os avanços registrados na educação municipal em seus governos. “Tenho orgulho da nossa educação municipal. Ela é referência em toda a região, graças ao empenho, à dedicação e à formação continuada de todos os seus profissionais”.
Em seguida, a coordenadora educacional Christiane Patuto Kovalescki assumiu a condução dos trabalhos da Conferência, passando à explicação detalhada do Plano Municipal de Educação a todos os presentes, bem como os reflexos que ele trará para a educação municipal.
O Plano Municipal de Educação é uma exigência da lei. As principais referências para sua elaboração foram a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as deliberações da Conferência Nacional da Educação (Conae 2010) e o novo Plano Nacional de Educação.