“Atentando, diligentemente, porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; “Nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura”. (Hebreus 12:15,16)”

 

A história de Esaú é muito triste! Era o primogênito de Isaque da linhagem de Abraão. Como primogênito era considerado como “o princípio do vigor paterno”, portanto, um filho especial. Na ausência do pai, se estivesse de fazer alguma viagem, era este que se tornava à autoridade na casa.

Mas um dia Esaú, sem pensar, deixando a carne falar mais alto que o espírito, trocou o direito à primogenitura por um prato de lentilha. Ou seja, em um momento não muito favorável de sua vida, sem pensar nas consequências, ele desprezou as graças espirituais e materiais que teria como primogênito por outras efêmeras, temporárias e corruptíveis da vida.
O que Esaú preferiu? O imediato ao invés do futuro. O lucro material ao invés da bênção espiritual. As coisas corruptíveis às incorruptíveis. O visível ao invisível. As coisas temporais às eternas. O carnal ao espiritual. Optou pela carne e não pelo espírito.
Esaú sofreu os resultados de sua escolha. Foi considerado como impuro e profano. Não participou mais das bênçãos da primogenitura. Desprezou a graça, herdou a ira. Arrependeu-se tardiamente, e não foi aceito o seu arrependimento.
Hoje, Deus oferece a sua graça, o direito de participar das bênçãos futuras, o convite para levar as coisas Dele a sério. Não podemos brincar com as coisas de Deus. Não podemos negociar a nossa fé, pois nada é mais importante do que a fé, a esperança da glória; nada é mais importante do que Jesus Cristo, o nosso Salvador.
O valor que damos as coisas de Deus é a medida do valor que damos a Deus. Qual o valor que Deus tem ocupado na tua vida? Quais as escolhas que você tem feito? A carne ou espírito? O passageiro ou o eterno? O céu ou o inferno? Qual o pensamento que tem permeado o teu ser quando você está angustiado, carente e sendo provado? Deus tem buscado homens e mulheres, que sejam fiéis e persistentes nas suas coisas e que conservem os seus valores. Você é essa pessoa?

*pastor e missionário presbiteriano