O prazo de envio das declarações do Imposto de Renda terminou na última quinta-feira, 30, e a Delegacia da Receita Federal de Presidente Prudente contabilizou um número maior de documentos do que o inicialmente previsto. Foram entregues 122.253 declarações dos 56 municípios do Oeste Paulista.
A microrregião de Dracena (de Flora Rica a Panorama) entregou 16.541 declarações. Somente em Dracena foram entregues 7.016 declarações. Na maior cidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, a Receita recebeu 41.038 documentos.
O prazo do envio da declaração em atraso começou ontem, 4, e aqueles que perderam devem apresentá-la o quanto antes, a multa é calculada conforme o tempo de atraso. A multa mínima por atraso é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido. Deixar de declarar é considerado sonegação e, além da multa pela falta de entrega da declaração, o fisco poderá cobrar o imposto devido sobre a renda não declarada e juros Selic.
De acordo com o diretor da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, muitos contribuintes estão nervosos por perceberem que cometeram erros ou mesmo por terem faltado documentações para a confecção da declaração. Entretanto, a situação poderá ser ajustada realizando uma declaração retificadora.
Domingos comunica que o contribuinte que recorrer a esta solução tem que tomar muito cuidado e analisar bem as informações para fazer tudo certo da segunda vez. O prazo para retificar a declaração é de até cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de cair na malha fina.
Segundo o diretor, alguns motivos levam os contribuintes a caírem na malha fina, como, por exemplo, informar despesas médicas diferente dos recibos; informar incorretamente os dados do informe de rendimento, principalmente valores e CNPJ; Deixar de informar rendimentos recebidos durante o ano; deixar de informar os rendimentos dos dependentes; informar dependentes sem ter a relação de dependência; a empresa alterar o informe de rendimento e não comunicar o funcionário; deixar de informar os rendimentos de aluguel recebidos durante o ano e informar os rendimentos diferentes dos declarados pelos administradores/ imobiliárias.
MUNICÍPIOS Nº DECLARAÇÕES DO IR
Adamantina 5.913
Lucélia 2.761
Pacaembu 1.455
Dracena 7.016
Flora Rica 153
Irapuru 756
Junqueirópolis 2.600
Monte Castelo 393
Nova Guataporanga 233
Ouro Verde 406
Panorama 1.431
Paulicéia 567
Santa Mercedes 255
São João do Pau D’Alho 240
Tupi Paulista 2.491
Total 26.670
Municípios de cobertura do Jornal Regional