Na última sexta-feira, 15, o dia foi de literatura, aprendizado e muita diversão no Casa Irapuru I. Adolescentes, familiares, funcionários, parceiros, escritores e autoridades estiveram presentes no Sarau baseado nos trabalhos de Patativa do Assaré, ícone da cultura nordestina.
O poeta ficou bastante conhecido por utilizar-se da oralidade para criar seus poemas, construindo a narrativa mentalmente antes de colocá-la no papel. Por muitas vezes, os recitais não tinham nenhum verso escrito e Patativa do Assaré trazia tudo na memória.
Poesias, música, contos e causos fizeram parte do encontro, que também contemplou outros vários autores da literatura brasileira. “Fazer cultura é sempre muito gratificante. É um aprendizado real e acontece de forma lúdica e prazerosa”, disse a coordenadora pedagógica do CASA, Nancy Mendonça.
Dentre os presentes estavam Marcos Antonio, contador de história de Dracena, Iranilde Ferreira, diretora de ensino de Adamantina, Adão Aparecido, vice-prefeito de Pacaembu, Marlene Maria, diretora de Cultura de Pacaembu, Renato de Jesus, escritor e cordelista, Maura Saudeira, do CMDCA, Hugo Freitas, vereador de Irapuru, representantes do Projeto Semente da Vida, de Junqueirópolis, e servidores do Casa Irapuru II.
Como agradecimento pela presença, cada pessoa recebeu um exemplar do livro de cordel, confeccionado exclusivamente pelos adolescentes durante as oficinas de literatura, realizadas no centro.
Além de conhecer um pouco mais sobre a história da cultura nordestina e de seus principais poetas e autores, os adolescentes também recitaram estrofes dos poemas famosos.
“Nosso Sarau foi um sucesso e ficamos muito felizes com o resultado alcançado. Os convidados, os familiares e os adolescentes protagonizaram uma festa linda. Eles ficaram muito satisfeitos com tudo o que prepararam”, finalizou Nancy Mendonça.
O projeto do Sarau foi de autoria dos funcionários do Casa, Reinando Costa e Lidiani Julio.