A Secretaria Municipal de Educação deu início aos atendimentos no Núcleo de Acompanhamento Educacional Especializado (Nacompe), projeto que está em fase de implantação e que deve ser inaugurado no próximo mês.
De acordo com Maria Vagna Ribeiro da Silva, assistente técnico pedagógica, o projeto está funcionando desde o dia 27 de abril, junto a equipe de profissionais composta por fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional e pedagoga.
O objetivo é atender crianças de toda rede municipal de ensino que apresentem dificuldades no aprendizado. No espaço também será oferecido aulas de reforço escolar.
“Trata-se de um projeto antigo que a Secretaria de Educação reorganiza desde 2014 com a mudança da secretaria para outro prédio”, explicou Maria Vagna. De acordo com ela, já existia o atendimento de psicólogos e fonoaudiólogo para alunos do Ensino Fundamental e foi identificada a necessidade de englobar a rede infantil também.
“É um avanço. Esse atendimento era feito nas escolas e acabava fragmentado, embora acontecesse muito bem, era necessário um local para que essas atividades fossem feitas. Esse trabalho vai resultar pra gente uma atividade muito interessante”, disse o secretário de Educação, Ricardo Torquato. Ele explicou que o Núcleo não vai atender na área clínica, somente no aspecto de dificuldade na aprendizagem do aluno.
O Nacompe está na etapa em que os professores identificam as dificuldades dos alunos e os encaminham para o núcleo para que posteriormente comecem os agendamentos para o atendimento.
SERVIÇO – O Núcleo está localizado na Praça Tiradentes, nº 546 (antigo prédio da Secretaria Municipal de Educação).