Preocupados com a expansão da concorrência no mercado regional e necessidade de eliminar a emissão de fumaça preta das chaminés, empresas de Panorama e Paulicéia enviaram funcionários para o treinamento de secagem e queima promovido pelo Senai em parceria com a Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista (Incoesp).
De acordo com o professor do Senai, Reinaldo Sutério dos Santos, profissional na área de tecnologia cerâmica e especialista em treinamento de cerâmica vermelha, o curso ajudou os cerca de 20 funcionários responsáveis pela área de queima nas respectivas indústrias, a aprimorar e melhorar seus conhecimentos no processo de secagem e queima.
O treinamento, segundo Santos, é uma ferramenta importante para o funcionário aperfeiçoar a secagem elevando a qualidade do material produzido com menos gastos de material de queima (pó de serra, cavaco ou lenha).
“A equipe de trabalho de uma cerâmica são importantes no controle da emissão de gases poluentes e elevação da qualidade do produto”, destacou o professor do Senai.
RESULTADO – Segundo ele, num curso anterior realizado em Panorama, um funcionário de uma cerâmica participante do curso, na época, conseguiu controlar a emissão de fumaça de um dia para outro.