A crise no mercado imobiliário, agravada pelas recentes medidas da Caixa Econômica Federal (CEF), reduzindo o valor do teto do financiamento para compra da casa própria, também afeta o setor comercial de vendas de materiais para construção em Dracena.
“As vendas caíram até 30% nas últimas semanas”, informa Rodrigo Costa, contador de uma das lojas de materiais de construção no município. Ele relata casos de clientes que estavam com compra de materiais de construção praticamente fechadas e tiveram que cancelar porque o financiamento foi suspenso pela CEF.
A redução nas vendas, conforme Costa, abrange desde equipamentos para ligações hidráulica, elétrica, pisos, revestimentos, telhas e demais materiais de construção.
A mesma avaliação tem o gerente de vendas de outra loja de materiais de construção em Dracena, André Terenciano Bronca.
Segundo ele, as vendas caíram cerca de 8% desde o começo do ano e a tendência reduzir mais com as medidas recentes impostas pela CEF, limitando em 50% o valor liberado para financiamento de imóveis residenciais.
“Os reflexos dessas medidas devem ocorrer em um mês”, prevê o gerente. A procura pelos materiais também estão em queda na maioria dos itens da construção civil, desde cimento, ferro, esquadrias, venezianas, vitrôs, encanamentos hidráulicos, instalação elétrica, hidráulica e materiais de acabamento, como azulejos, pisos e de pinturas.