A palestra realizada no dia 27 de maio, na Fazenda Córrego Azul, em Brasilândia (MS), a convite da Fundação Arthur Hofig, foi ministrada pelos agentes de endemias Rogério Aparecido Cortri e Gerson Paulo da Silva aos alunos das séries iniciais por iniciativa da professora Daiane. A coordenação de Vigilância em Saúde informou que cerca de 30 alunos assistiram à palestra.
Além da apresentação com recursos audiovisuais, os agentes de endemias distribuíram cartazes e folders ilustrativos com as orientações sobre a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti. O coordenador de Vigilância em Saúde, Carlos Alberto dos Santos Dutra, Carlito, informou ainda que, no dia 20 de maio, o agente Rogério Cortri já havia ministrado palestra sobre dengue aos alunos da Escola Estadual Adilson Alves da Silva.
Na escola Adilson Alves, a iniciativa foi da professora de Ciências Biológicas, Benedita Laurindo Cardoso, Benê, que convidou um técnico do Núcleo de Controle de Endemias e atingiu mais de 60 alunos, que receberam informações sobre os cuidados para prevenção e combate ao mosquito causador da dengue.
De acordo com o agente de endemias, Rogério Cortri, a iniciativa foi bem aceita pelos estudantes, professores e funcionários das escolas visitadas.
LIMPEZA – A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, continua com a limpeza de terrenos baldios, e a Secretaria Municipal de Obras, por meio do fiscal de posturas, continua notificando e orientando os proprietários a manterem limpos seus terrenos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Oziel Soares, ainda há muito a ser feito, por isso, a Prefeitura de Brasilândia conta com o apoio da população para que também faça sua parte no cuidado com o lixo, entulhos e terrenos baldios mantendo-os limpos e livres da dengue e animais nocivos à saúde.