Foram iniciadas no último dia 11 de Junho as ações socioeducativas do Programa Ação Jovem, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
As reuniões têm por função estratégica, ampliar a oportunidade de desenvolvimento, proteção e inclusão social, com ações que envolvem as demais políticas de atenção básica em busca da complementariedade intergovernamental, intersetorial e iniciativas da sociedade civil, as quais somadas à transferência de renda favorecem o desenvolvimento da autonomia dos beneficiários.
O encontro teve como tema “Intervenções humanas no meio ambiente”, que faz parte do eixo: Educação, cidadania e meio ambiente, sendo abordada o dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, apontando as consequências causadas pelo homem com o desmatamento de florestas e o efeito estufa.
Os adolescentes contribuíram na discussão em relação às atitudes e comportamento de cada um para minimizar os danos ao meio ambiente e a consciência de que a sua existência está condicionada ao meio que vive.
Foi realizada uma dinâmica utilizando a fábula do rato e da ratoeira com foco no despertar para o comprometimento com o outro, pois um acontecimento ou atitude individual pode interferir na vida de toda a sociedade.
No período da tarde, foi trabalhado o eixo ‘saúde’ com a presença da coordenadora da atenção básica no município, Alvina Severino de Souza, e da enfermeira da ESF I Jéssica Astolfo, que falaram sobre sexualidade segura e as consequências para vida de cada jovem. Também foi enfatizado a importância da prevenção através de uma explicação detalhada sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
De acordo com a coordenadora do Cras, Thayna Antonielle Alves, “os jovens compareceram em grande número e se mostraram bastante interessados; foram participativos e discorreram sobre a importância da prevenção”.