A crise financeira que atravessa o País, com redução na projeção de vendas de veículos neste ano, está refletindo nas lojas revendedoras de autopeças e oficinas mecânicas. A procura pelos serviços nesses setores caiu em Dracena em média 20% nos últimos dois meses.
Dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Anfavea), indicam que as vendas de carros novos diminuíram 17% no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado.
Com as dificuldades em adquirir um veículo novo, o mercado dos usados se aqueceu um pouco neste ano, com aumento das vendas, de acordo com a Anfavea, em 2,27% em relação aos três primeiros meses de 2014. Mas, o proprietário de um carro usado também está tendo cautela na hora de gastar com o veículo.
Segundo Renato de Brito Perin, funcionário de uma loja de autopeças de Dracena, a queda nas vendas em abril e maio chegou a 20%.
“Até o mês de março, ainda estavam boas, mas a partir de abril, vêm diminuindo”, informa Perin ressaltando que as vendas caíram de forma geral.
A maioria dos proprietários de veículos, segundo o comerciante, só fazem a substituição de peças em casos mais urgentes.
Além da queda nas vendas de peças, a inadimplência também cresceu, de acordo com Perin, que trabalha no escritório da empresa. “O número de cheques sem fundos aumentou nesse mesmo período”, acrescenta.
OFICINA – As oficinas mecânicas também estão sentido o impacto da crise econômica. Conforme o gerente de oficina de uma das empresas do setor automotivo de Dracena, Luiz Carlos Del Bianco, a redução nesses dois últimos meses, vem ocorrendo nas partes de mecânica e elétrica, principalmente na substituição de peças.
“O que é essencial para o carro vem sendo feito, como as revisões preventivas, mas a procura por outros serviços registra queda”, concluiu o responsável pela oficina.