O estado de São Paulo ganhará uma ampla reformulação no programa Centro de Excelência Esportiva, além da criação dos Centros de Formação Esportiva. O anúncio foi feito na quarta-feira, 17, pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. Serão atendidos 4.137 atletas de 12 modalidades em 44 cidades espalhadas pelo Estado.
O programa Centro de Excelência Esportiva disponibiliza locais para treinamento de atletas de alto rendimento, numa parceria entre Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e federações responsáveis pelas modalidades esportivas.
A novidade passa a ser a criação dos Centros de Formação Esportiva, onde atletas iniciantes terão à disposição treinadores e a estrutura necessária para prática esportiva. O investimento no programa é de R$ 20,9 milhões.
“Esse é um investimento importante porque o esporte educa, afasta das drogas, melhora a segurança, cria uma cultura de saúde, de movimentar o corpo e fazer ginástica, combatendo o sedentarismo. Enfim, ele é completo”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.
Entre os oito centros de excelência, serão disponibilizadas as seguintes modalidades: judô, atletismo, basquete, vôlei, natação e nado sincronizado. Já nos 13 centros de formação serão oferecidos boxe, karatê interestilos, judô, atletismo, vôlei, basquete, tênis, karatê e wellness. Vale lembrar que algumas modalidades serão realizadas em mais de um núcleo, por isso o número total é de 44 cidades atendidas.
O deputado Mauro Bragato, que foi representado no evento pelo assessor Thiago Marangoni, destaca as cidades da sua área de atuação atendidas pelo programa: Assis, Bastos, Cândido Mota, Dracena, Ocauçu, Platina, Presidente Prudente, Promissão e Santo Anastácio.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo