No início da tarde ontem, 25, ocorreu no auditório Prof.º Geraldo Mariano Alves, na Fundec, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – Por um Brasil de todas as idades”.
O assunto principal foi abordado pela assistente social, gerontóloga e coordenadora de cursos e projetos em políticas sociais, Maria Ângela Cabanilha de Souza Maltempi.
Marcaram presença três grupos da terceira idade, Unati, Cras/ Creas, assistentes sociais, psicólogos, gerontólogos, entre diversos outros profissionais ligados diretamente a melhor idade.
Após a exposição do tema, os participantes foram divididos em quatro eixos, sendo eixo 1 – Gestão, Programas, Projetos e Inclusão; eixo 2 – Financiamento; eixo 3 – Participação e eixo 4 – Sistema de garantia dos direitos humanos.
Após a divulgação dos eixos, os idosos que apresentaram interesse em participar da Conferência Regional, em data e local ainda a ser definido, foram eleitos através de votação, onde Dracena terá dois representantes para a próxima conferência.
A conferência municipal que ocorre a cada dois anos, tem como objetivo levantar propostas para a política social do município e ações para melhorar a vida dos idosos.
Compôs a mesa o secretário municipal de Governo e Ações Estratégicas, José Roberto Zarzur, que esteve representando o prefeito José Antônio Pedretti; a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Guiomar Pedretti; presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Angélica Lopes Pereira; secretária municipal adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Amanda Moraes, e a palestrante Maria Ângela Cabanilha de Souza Maltempi.
A Conferência Municipal do Idoso foi realizada pelo Conselho Municipal do Idoso, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.