A Escola Municipal Prof.º Leônidas Ramos de Oliveira realizou na manhã de quarta-feira, 27, em Tupi Paulista, o 1º Slow Fashion, desfile de modas que reuniu todas as salas de aula para apresentação de modelos diferentes, customizados e elaborados a partir da consciência ambiental, visando a sustentabilidade e um alerta ao consumo desenfreado.
De acordo com a professora de Artes, Sandra Pantano, coordenadora do projeto, o movimento slow fashion procura mostrar às pessoas que é preciso optar por roupas artesanais, reaproveitadas, peças atemporais (que não seguem a moda do momento) ou até de segunda mão, para andar na direção contrária à ditadura da moda.
O desfile serviu para mostrar, ainda, que qualquer peça pode ser customizada, desde uma simples camiseta até um vestido de festa, passando pelas bolsas, sapatos, acessórios, e até mesmo um tênis.
Os alunos utilizaram papel de presente, jornais, copos descartáveis, tampinhas de garrafa, sacos plásticos e diversos outros materiais, que, customizados, transformaram-se em belas peças de vestuário.
Em 1º lugar ficaram as alunas Laura e Isabella do 9º B, e em 2° lugar, empatados, ficaram os alunos Caio e Giovana (9º B) e Luana e Eduarda (8º C). Os vencedores foram contemplados com uma rodada de pizza oferecida pela direção da escola.
Estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Vera B. Braga, a vice-diretora Carmen Lúcia Valezi Marin, a coordenadora de Educação Sandra Zerbeto e demais professores da escola.