Os Correios realizam a partir de amanhã, 8, às 20h, a abertura da Exposição Filatélica “Fauna e Flora”. O evento e a exposição acontecem no Centro Cultural Matarazzo, localizado à rua Quintino Bocaiuva, 749, Vila Marcondes, em Presidente Prudente.
A mostra faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e Reciclagem organizada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Presidente Prudente e poderá ser visitada até o próximo domingo, 14. Ela tem como objetivo despertar, também por meio da filatelia, a consciência sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.  
Serão exibidas quatro coleções com os temas “fauna e flora”, “animais subaquáticos”, “borboletas” e “antártica”, que reúnem aproximadamente 1.200 selos que retratam espécies da fauna e flora brasileiras, algumas delas já extintas. As peças foram cedidas pelo filatelista Marcos Antonio de Oliveira. O colecionador relata que a forma como os selos serão expostos representa o enredo que indica a cronologia, desde a gênese. 
Também fazem parte da exposição os três primeiros selos emitidos no Brasil, de 30, 60 e 90 réis, com certificado de autenticidade “Olho de Boi”. 
O Brasil tem importante papel na Filatelia Mundial, uma vez que foi o segundo país do mundo e o primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento, seguindo o exemplo do correio inglês, que criou o selo em 1840 (o Penny Black).
A exposição está aberta ao público de segunda-feira a sábado das 8h30 às 22h e no domingo das 10h às 22h.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Correios – Diretoria Regional São Paulo Interior