Neste mês, os municípios da Nova Alta Paulista passam por readequação na cota de distribuição de leite, realizada através do Programa Vivaleite.
Em entrevista exclusiva, por telefone, solicitada pelo Jornal Regional, o secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Floriano Pesaro, falou sobre a recente decisão do Governo do Estado.
Pesaro disse que não houve uma redução no repasse do Programa Vivaleite, mas sim uma readequação, após estudo onde foi descoberto que vários municípios recebiam uma quantidade de leite bastante acima do número de crianças cadastradas no programa.
Outra mudança foi a faixa etária de crianças que poderiam receber o leite. As famílias poderiam cadastrar crianças a partir dos seis meses de idade, mas segundo Pesaro, foi constatado que o leite não possui as vitaminas necessárias para essa faixa de idade e para incentivar ainda mais o aleitamento materno, o leite agora passa a ser distribuído para crianças a partir de 1 ano até 5 anos e 11 meses de idade.
Mesmo com a atual crise econômica em que o País vive, o secretário ressaltou que o orçamento do Programa Vivaleite continua igual e não sofreu cortes. Ele ainda não soube informar qual será a economia do Governo do Estado após a readequação nos municípios, mas informou que o dinheiro deverá ser investido em outros programas, ou até mesmo no próprio Vivaleite, oferecendo maior atenção aos idosos, “público do qual o governo Geraldo Alckmin sempre está zelando”, contou Pesaro.
A readequação passou a valer ontem, 1º. Em Dracena, a distribuição mensal caiu de 21 mil para 14.235 litros de leite. Atualmente, há 812 famílias dracenenses cadastradas no programa, beneficiando mensalmente 949 crianças com 15 litros de leite cada uma.
O leite costuma ser entregue às famílias todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7h30, em postos de saúde e pontos estratégicos da cidade. Famílias que desejam receber o produto devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social localizada na avenida Expedicionários, nº 1.370. A assistente social e responsável pelo Programa Vivaleite em Dracena, Edilene Rodrigues, explica que os novos cadastros costumam ser realizados sempre na primeira semana de cada mês, com exceção deste mês quando ocorrerá na próxima semana, uma vez que o sistema passa por manutenção para readequação das novas cotas.
PROGRAMA – O Vivaleite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e Vitaminas A e D, criado pelo governo em 1995. É o maior programa estadual de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil, com teor de gordura mínimo e alto valor nutricional. Os beneficiados pertencem a famílias com renda mensal de até 2 salários mínimos.