A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena começou a imunização ontem, 8, da população que não estava indicada como público-alvo na campanha de vacinação contra a gripe. Até então faziam parte do grupo vulnerável, bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais da saúde, funcionários do sistema prisional e presos, além de pessoas diagnosticadas com doenças crônicas.
Devido à iniciativa, centenas de pessoas compareceram logo no início da manhã para receber a dose da vacina no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão).
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza, uma fila extensa se formou ao redor do Centro de Saúde. Até as 11h de ontem, cerca de 480 pessoas haviam recebido a dose.
Jaqueline ressaltou que a população será vacinada até o término das doses. Certa quantidade de vacinas foi separada para atender as crianças e os acamados.
Até o último dia 3, foram imunizadas 1.114 crianças; 195 gestantes; 1.046 trabalhadores da saúde; 56 puérperas e 5.935 idosos.
Além de proteger a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a vacina imuniza a população de outros tipos do vírus influenza. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan através de um processo de transferência de tecnologia. 
A dose é contraindicada somente para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores ou aquelas que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados. Começa a fazer efeito somente após 15 dias da aplicação da dose.
SERVIÇO – A vacina contra gripe está disponível no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (18) 3822-3151.