Os ceramistas da Nova Alta Paulista terão a oportunidade de aprender mais sobre o ofício na palestra “Técnicas de produção e controle na indústria da cerâmica vermelha”. A atividade será realizada hoje, 18, às 19h, na sede da Incoesp (Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista), situada na avenida Rodion Podolsky, nº 1467, em Panorama.
Na ocasião serão apresentados os principais processos de produção, como extrusão e boquilhas. A ação faz parte do projeto “Desenvolvimento das indústrias do setor no Oeste Paulista”, organizado pelo escritório regional do Sebrae-SP, em Presidente Prudente. O objetivo é promover a união e fortalecimento do polo ceramista por meio de ações de capacitação e gestão.
Os participantes receberão orientações para melhorar a gestão ambiental, alcançar a modernidade com qualidade e certificação dos produtos, diminuir os custos e aumentar a margem de lucro, divulgar os estudos comparativos da cerâmica e cimento e aumentar o mercado consumidor.
“As empresas demandam de informações, conhecimentos de técnicas e ferramentas de gerenciamento e controles da produção para o desenvolvimento de uma cultura inovadora que permita o aumento da competitividade empresarial e auxilie no seu desenvolvimento econômico”, analisa o gerente regional do Sebrae-SP em Presidente Prudente, Eduardo Noronha Viana.
O projeto foi lançado em 27 de maio, em Panorama. A expectativa é alcançar cerca de 60 empresas do setor na região. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Inscrições e outras informações sobre o projeto podem ser adquiridas pelo telefone (18) 3871-3096.
A ação é uma realização do Sebrae-SP e Incoesp, com apoio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).