Mais de mil pessoas que não estavam indicadas como público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe foram imunizadas na semana passada. A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública disponibilizou a população dracenense doses das vacinas que sobraram durante a campanha nacional. As informações foram divulgadas na manha de ontem, 15, pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza.
Jaqueline enfatiza que a Secretaria registrou maior procura pela vacina na segunda, 8, a quarta-feira, 10, e que ainda está vacinando pessoas acamadas e crianças para a 2ª dose (crianças que foram vacinadas pela primeira vez e que após 30 dias da primeira dose têm que ser vacinadas novamente).
Até então faziam parte do grupo vulnerável, bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais da saúde, funcionários do sistema prisional e presos, além de pessoas diagnosticadas com doenças crônicas.
A enfermeira pontua que a campanha atingiu as expectativas de uma forma geral, no entanto, crianças e gestantes estão abaixo do esperado. Esse público está sendo priorizado pela Secretaria.
A orientação é comparecer o quanto antes na Sala de Vacinação do Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), das 7h às 15h, para receber a dose.
Até o momento, das 217 crianças que receberam a 1ª dose, somente 20 retornaram ao Centro de Saúde para serem imunizadas novamente.
Além de proteger a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a vacina imuniza a população de outros tipos do vírus influenza. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan através de um processo de transferência de tecnologia.