Moradores do bairro Iandara, em Dracena, pedem providências para os problemas existentes no local. Eles reclamam da falta de rede de galeria pluvial nas ruas, manutenção do parque infantil e chamam a atenção para a sujeira que se acumula nas guias, além do matagal existente ao lado das residências que atrai insetos e bichos.
Os moradores residem na rua principal do bairro. A dona de casa, Cleide Batista Santana, informa que sem as galerias pluviais, a água das chuvas desce dos dois lados e se acumulam na parte baixo da rua, formando poças de água parada que causam transtornos.
Cleide informa que as enxurradas de chuvas fortes que descem dos dois sentidos, arrebentaram a guia e agora escorrem pelo quintal de sua casa, provocando erosão que impede inclusive a realização de obras na parte dos fundos da residência.
Ela informa ainda que a Prefeitura fez uma canalização da água até uma propriedade rural, localizada no fundo de sua casa, mas o dono da área não aceitou, alegando prejuízos e a canalização foi retirada. A situação, segundo ela, dura cerca de um ano.
“Quando não é a chuva, é a água de lavar roupa e das pias das demais residências que são despejadas nas guias e formam poças na rua, onde há riscos da dengue”, expõe a dona de casa. Em Iandara não há rede de esgotos, nem galerias pluviais, por isso a água utilizada nas casas é lançada nas guias de sarjetas.
Nas casas, o esgoto sanitário é lançado para fossas sépticas nos quintais. A vizinha de Cleide Santana, Rita Cacilda de Moura, informa que a água das chuvas e das residências, também entra em seu quintal. Ela pede soluções para o problema e também para um matagal existente ao lado de sua casa.
“Moro na beira do mato, tem pernilongos, outros bichos peçonhentos e lagartos, eles saem do matagal e entram nos quintais, ninguém mais tem ovos de galinha por aqui”, lamenta.
Outros moradores do bairro, Nelci Santana e José Luiz da Rocha, tambémpedem providências para limpeza das guias e ruas que estão sujas, além damanutenção do bairro e reformas e limpeza no pequeno parque infantil existente nas proximidades das casas.
PREFEITURA – A secretária de Obras em exercício, Patrícia de Cássia Nascimento, informou que irá enviar um funcionário da pasta para Iandara, conversar com os moradores e levantar os problemas apresentados.
Quanto à instalação da galeria pluvial, o topógrafo da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Água, Esgoto e Pavimentação (Emdaep), Sidnei Venâncio Pereira informa que não há projeto para instalação, pela falta de recursos financeiros.
Porém ele explica que o vereador Pedro Gonçalves Vieira (Pedro Trabuco), solicitou oorçamento da obra para encaminhar o pedido ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab que pertence ao mesmo partido (PSD). “Vou protocolar o pedido ao ministro nos próximos dias, provavelmente em São Paulo”, informa Trabuco. Ele explica que o projeto para rede de galerias no bairro deve ficar em cerca de R$ 400 mil.